Dia das Mães: a importância do sistema de climatização em shoppings e centros comerciais
May 12, 2024
Com o aumento da circulação de pessoas e horário estendido de lojas, a manutenção preventiva e o dimensionamento prévio dos equipamentos são essenciais para proporcionar conforto térmico aos consumidores
Comemorado no próximo dia 12, o Dia das Mães é considerado a segunda data mais importante para o comércio brasileiro. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas em 2024 será 3,5% maior que no ano passado e deverá alcançar valor total de R$ 13,2 bilhões. A data promete movimentar os shoppings e centros comerciais, demandando também o conforto térmico nesses locais.
“Com alterações e aumento de seus horários de funcionamento e maior presença de clientes, os shoppings precisam estar preparados para a data. Sistemas de climatização são pontos-chave para o conforto dos clientes, que se traduz em compras”, destaca Rafael Rebelo, engenheiro de Aplicação da Trane Brasil.
Nesse contexto, os sistemas de Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração (AVAC-R) desempenham um papel fundamental, pois são componentes importantes para manter a qualidade do ar interior, regulando a temperatura, a umidade e a circulação do ar nas instalações.
O especialista da Trane explica que possuir um sistema bem dimensionado e preparado para essas datas é essencial. “Em shoppings, a demanda térmica aumenta muito em relação aos demais dias. Para isso, é imprescindível que esse aumento de carga seja considerado no dimensionamento do sistema de ar-condicionado do local”, ressalta.
Ele lembra que, além do dimensionamento, é necessário atentar à manutenção preventiva dos equipamentos, realizando uma verificação mais detalhada do sistema em períodos que antecedem essas datas importantes para o comércio. “São várias as possibilidades para que o sistema de climatização de shoppings funcione a contento. No entanto, os equipamentos mais demandados para essas instalações são, geralmente, as centrais de água gelada (com condensação a ar ou à água), sistemas de termoacumulação e centrais de automação”, complementa Rebelo.
Em um período em que a demanda térmica é elevada, o engenheiro ressalta que, além do funcionamento correto do sistema de climatização, é preciso realizar a manutenção em horários alternativos que não interfiram na rotina de funcionamento do shopping. “A qualidade interna do ar não pode ser esquecida. Com o aumento de pessoas no mesmo ambiente, além do entra e sai de pessoas, manter a limpeza dos equipamentos, filtros e dutos é primordial”, explica.
Serviços Digitais
Rebelo destaca que, além dos equipamentos, reconhecidos globalmente por sua confiabilidade e eficiência, a Trane conta com soluções completas de automação, sendo algumas delas patenteadas. Na área de serviços, ele ressalta a oferta de Serviços Digitais, ou seja, consultorias periódicas baseadas em dados e realizadas por profissionais certificados internacionalmente, além disso, estão relacionadas a sistemas e energia e permite conexão da planta para acesso remoto.
“Se pensarmos no funcionamento de um shopping e sua gestão, os Serviços Digitais contribuem para que o gestor tenha todas as informações de funcionamento do sistema em suas mãos, com gráficos e até curvas de tendência. Além disso, é possível saber se o sistema está seguindo para uma falha ou para um funcionamento eficiente e confiável. Esse serviço permite que o sistema funcione de forma ininterrupta, garantindo ao gestor a confiança de que o shopping seguirá atendendo aos seus clientes, de maneira confortável”, finaliza Rebelo.
Sobre a Trane®
A Trane® possui soluções que otimizam ambientes internos com um amplo portfólio energeticamente eficiente em aquecimento, ventilação e sistemas de ar-condicionado, serviços de construção e contratação, suporte de peças e controle avançado. Fundada em 1885, conquistou sua posição como pioneira no controle de temperatura nos últimos 100 anos. Para mais informações, visite o site.
Informações para a mídia
CDI Comunicação
Mônica Pileggi – monica.pileggi@cdicom.com.br (11) 98537-6909
Renata Franca - renata.franca@cdicom.com.br (11) 98228-2877
Jorge Valério - jorge@cdicom.com.br (11) 99822-9013